acredite em você


Home Artigos O Relacionamento do Casal

O Relacionamento do Casal

A união sólida de um casal não é construída com base na perfeição de dois indivíduos que nasceram um para o outro, mas sim com base na compreensão e aceitação do outro como ele realmente é e de onde ele veio. A vida se propaga pelas gerações por meio da união de um homem e de uma mulher, e isso nos faz pensar, quantos casais disseram sim, ao aceitar se relacionar e permanecer mesmo que por um período curto de tempo com o outro para que estivéssemos no aqui e agora. Cada união é um eixo da existência humana.

Isso também nos traz a tona, que todo relacionamento em sí é um envolvimento sistêmico e todo conflito é também um emaranhamento sistêmico. Dentro do relacionamento afetivo, cada um traz consigo, sua história, seus costumes, crenças e valores de seu sistema familiar de origem.  Ao se envolver com o outro se envolve também com todo um sistema atrás dele e isso também define o desenvolvimento harmônico ou não desta relação.

Para algumas pessoas é desafiante lidar e permitir que o parceiro seja como ele realmente é. Em geral muitos tentam impelir o outro à mudança, como se fosse uma meta para deixar o outro mais parecido com o que queremos que ele seja, ou talvez ele se torne a única esperança de receber o que não temos recebido até agora.  Talvez este seja um fardo muito grande para aquele que está presente em nossa vida somente agora e as vezes ele pode apenas doar aquilo que possui.

Envolver-se com o outro, significa envolver-se com sua família de origem, sua história, lealdades inconscientes, com percepções de relacionamentos antigos, com traumas amorosos, com desejos e sonhos do que possa ser um verdadeiro relacionamento, envolver-se é lidar com a luz e a sombra do outro e de nós mesmos.

Para Bert Hellinger, nós escolhemos um parceiro para resolver e entender o que não resolvemos até agora em nossa vida e afirma, que um relacionamento é uma ilusão, não existe. É mais sobre uma relação entre dois sistemas familiares que estão em serviço um para o outro, para a família do outro. Assim a historia do outro ajuda-nos entender a nossa própria.

As constelações familiares oferecem um olhar para estas questões e busca trazer reconciliação e harmonia entre os sistemas. Para que haja harmonia é necessário que se tenha equilíbrio entre o dar e receber, pois sem troca, não há vida. E é muito interessante que as pessoas não gostam da palavra "interesse", mas toda relação é estabelecida por interesse. Nos relacionamos pois temos interesse em receber algo do outro, seja amor, companhia, afeto, momentos felizes, ou o que não recebemos antes. Mas e o que damos em troca ?

Aquele que dá pouco e recebe pouco não estabelece relações profundas. Quanto maior a troca, mais profunda é a conexão.

Quando recebemos, sentimos o desejo de doar, e se damos muito mais do que aquilo que o outro possa retribuir se gera conflitos, pois além do esforço para doar, geramos muitas expectativas sobre a retribuição, sejam conscientes ou inconscientes,  se torna um fardo a retribuição, trazendo vergonha, impotência, afastamento e o fim da relação. Assim doar somente o que se pode e receber somente aquilo que é necessário se torna essencial para o equilíbrio de uma relação.

È também necessário reconhecer e honrar a família de origem do outro, pois foi ela que permitiu a existência dele, e renunciar a origem por um amor é um peso muito grande. Em todo relacionamento precisa-se reconhecer e honrar aqueles que vieram primeiro, ou seja, os relacionamentos anteriores, pois foi devido ao fracasso dele que se tem o atual relacionamento. Dentro de uma relação antiga onde também houveram filhos é importante honrar e reconhecer o genitor desta criança pois assim ela crescerá forte para a vida, ao contrário negando o genitor se nega parte dela, parte de sua história.

Todos os sistemas procuram um equilíbrio que os sustentem.

 

Faça um Curso de Constelação Familiar e descubra ainda mais sobre estas dinâmicas !

Eu cresci e tomei a minha vida!
A gentileza, as fractais, o pertencimento
Só Amor não basta, O Amor exige uma Ordem!
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Receba Novidades !

Nome:
Email: