acredite em você


Home Artigos Constelação Familiar Sistêmica – Honrar o passado para incluir o presente e equilibrar o futuro.

Constelação Familiar Sistêmica

Honrar o passado para incluir o presente e equilibrar o futuro.


Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, mas sistemas de crenças e esquemas de comportamento. Nossa família é um verdadeiro campo de energia no interior do qual nós evoluímos. Cada um, desde seu nascimento, ocupa aqui um lugar único. Esse campo familiar limita ou exalta a nossa capacidade de ser feliz, escolher livremente, de manter relacionamentos agradáveis e de gozar de boa saúde.

Felizmente podemos nos libertar através das constelações familiares. Essa nova liberdade terá repercussões tanto em nossa vida e na daqueles que nos são próximos quanto nas vidas das gerações futuras.

As constelações familiares alcançam um sucesso cada vez maior porque oferecem às pessoas a possibilidade de se conhecerem por meio do campo energético de sua família, levando em consideração genes, crenças, modelos de comportamento e sua história conhecida ou oculta, tanto no espaço quanto no tempo.

O enfoque da desta terapia é olhar para o amor que todos nós temos por nossos familiares e colocá-lo em ordem. O amor é o objeto do trabalho e ordená-lo é o objetivo. Fora da ordem o amor existe, mas se torna um amor desequilibrado, por muitas vezes um amor doente que dói e faz doer. Nas sábias palavras de Bert Hellinger “O amor preenche o que a ordem abarca. O amor é a água, a ordem é o jarro. A ordem reúne, o amor flui. Ordem e amor atuam unidos (...)”.

Por ter enfoque no amor familiar e suas lealdades inconscientes, a constelação familiar se desenvolve pela linguagem e movimentos da alma, sem julgamentos ou egoísmos.  Os clientes/constelados trazem sua história, aquela que contam desde sempre sobre suas próprias famílias: o pai tinha tal característica particular, a mãe aquela outra, etc. Eles trazem consigo um quadro que lhes é habitual de boas e más pessoas de sua família.

Contudo, sempre percebemos por meio da constelação familiar que essas histórias jamais são verdadeiras no plano da alma. Uma constelação familiar liberta o cliente/constelado desse paradigma. Ele descobre as leis que governam seu campo de energia familiar. No fim de uma constelação, resta-lhe a imagem de solução, que se insinua ao longo do tempo na sua vida e no seu campo de energia familiar.

A constelação familiar, quando encarada a sério e sem egoísmos, pode servir como uma libertação dos emaranhamentos e destinos familiares que lhe fazem crer incapaz, não merecedor, doente e infeliz. É a tomada de sua própria consciência e auto responsabilidade para dar o início a um novo caminho em direção à vida,  saúde, prosperidade e ao sentido de felicidade.

E qual é o papel dos representantes? Eles ocupam o lugar de uma pessoa (a mãe do cliente/constelado, o pai, o filho, uma vítima ou um agressor, etc.). A escolha dos representantes se dá, em regra, de forma aparentemente aleatória, com o “sorteio” dos papéis exercidos por familiares importantes na vida do cliente/constelado.

Contudo, a escolha ocorre sempre por ressonância, ou seja, o representante é escolhido não por acaso, mas por ter em seu campo de energia familiar alguma questão ou situação semelhante à do cliente/constelado e, por essa razão, igualmente pode descobrir as leis que governam o seu próprio campo de energia familiar, libertar-se e, ao final, permanecer com uma imagem de solução que sirva para suas próprias questões pessoais.


As sessões são conduzidas pelo Advogado e Constelador Familiar Gustavo Oliveira Lima, com formação em Constelação Familiar Sistêmica pelo Instituto Brasileiro de Constelações, de São Paulo/SP, com participação em diversos cursos, seminários e workshops sobre constelações familiares e atuação em Porto Alegre e Vale do Rio Pardo.

 

Por :  Gustavo Oliveira Lima – Advogado e Constelador Familiar Sistêmico

Constelação Familiar Sistêmica – Honrar o passado para incluir o presente e equilibrar o futuro.
Eu cresci e tomei a minha vida!
A gentileza, as fractais, o pertencimento
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Receba Novidades !

Nome:
Email: